"Soluções em Concretos"
Empresa

A propósito, qual é a definição de concreto? Quais são seus elementos constituintes?

Título notícia

Segundo a ASTM (American Society for Testing and Materials), o concreto é um material compósito que consiste de um meio aglomerante no qual estão aglutinadas partículas de diferentes naturezas:
O aglomerante é o cimento em presença de água;

O agregado é qualquer material granular, como areia, pedregulho, seixos, rocha britada, escória de alto-forno e resíduos de construção e de demolição; se as partículas de agregado são maiores do que 4,75mm, o agregado é dito graúdo; caso contrário, o agregado é miúdo;
Os aditivos e adições são substâncias químicas adicionadas ao concreto em seu estado fresco que lhe alteram algumas propriedades, adequando-as às necessidades construtivas.

"O concreto é uma mistura homogênea de cimento, agregados miúdos e graúdos, com ou sem a incorporação de componentes minoritários (aditivos químicos e adições), que desenvolve suas propriedades pelo endurecimento da pasta de cimento", define Inês Battagin, superintendente do CB-18 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O segredo para que mistura se comporte como descrito acima está justamente na presença do cimento. Este é mistura finamente moída de compósitos inorgânicos calcinados (calcário, argila) que, quando combinada com água, endurece. As reações químicas entre os minerais do cimento e a água (reações de hidratação) resultam na pasta que se solidificará com o tempo, reunindo em torno de si os agregados.

Há dois tipos básicos de cimento. Os que não endurecem debaixo da água e, quando endurecidos, dissolvem-se lentamente se expostos à água. Sua origem remonta ao Egito Antigo e à Mesopotâmia. E os cimentos usados no concreto, que permanecem estáveis em ambiente aquoso – solidifica-se e mantém suas propriedades (resistência à água); por isso, dito cimento hidráulico. O cimento hidráulico largamente empregado no concreto moderno é o cimento Portland.

Subir para o inicio da página
Concretos
Notícias

Vidor explicou os quatro pontos que fazem do Brasil a bola da vez na economia mundial:

» Leia mais

Segundo a ASTM (American Society for Testing and Materials), o concreto é um material compósito que consiste de um meio aglomerante no qual estão aglutinadas partículas de diferentes naturezas:

» Leia mais

As vendas de material de construção no mercado interno devem crescer entre 10% e 12% em 2011.

» Leia mais
Norte Brasil Concretos
Avenida 739 Nº573 - Bairro Marcos Freire - Vilhena - RO
Cep. 76980-000 - Tel: 69 3322-2073 - 69 8486-6155
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Home voltar